Documentário MODA.DEVIR (das criações de Carol Barreto) repensa o vestuário como linguagem que produz sentido

 

a modelo brasileira Ana Vitória, de autoria do fotografo Natan Fox.

 

O foco principal é, a partir dos depoimentos da pesquisadora, designer e estilista baiana Carol Barreto, (re)pensar o vestuário como linguagem que produz sentido, a partir da ótica da mulher, em especial da mulher negra – complexificando o debate em torno das vestimentas, das aparências, do gênero e racas e etnias, numa perspectiva da moda como ativismo. Uma moda como produtora/reforço de uma aparência como aquilo que expressa os pertencimentos, as diferenças e os marcadores sociais. O edudoc MODA.DEVIR (das criações de Carol Barreto) tem direção de Cláudio Manoel Duarte e direção de fotografia e edição de Gleydson Públio.

O documentário, gravado em Salvador, Santiago do Iguape, São Francisco do Paraguaçu (Bahia, Brasil) e Paris (França), traz imagens de desfile público em vários ambientes com participação de adolescentes das comunidades Quilombolas do Tabuleiro da Vitória, Engenho da Ponte e Santiago do Iguape atuando como modelos, mostra os bastidores da produção de moda realizada por estudantes de artes da Ufba e de design de moda da Faculdade Unime (Bahia, Brasil), bastidores de preparação das roupas, maquiagem, além de 6 depoimentos temáticos da estilista Carol Barreto que estruturam o vídeo. Este netvídeo é um edudoc, produzido para ser usado livremente em eventos, em escolas e redes digitais com aplicação de licença CC (Creative Commons – uso livre, não comercial e distribuição da mesma licença). Na trilha Sonora original, 3 tracks (Devir Rabeca, Devir Violino, Devir Voice) produzidas em formato live pelo dj Angelis Sanctus, Laila Rosa e Neila Kadhí, além da faixa Invisível, do produtor paraibano Chico Correa.

Direção: Cláudio Manoel Duarte

Edição: Gleydson Públio

Duração: 28 min

FullHD

Ano: 2016

Netvideo CC (uso livre sem fins comerciais, distribuição igual)

Link: https://youtu.be/lSuFT5ArEwk

Para assistir este vídeo com legendas em ingles, click aqui (acione o CC – choose captions – na barra de tarefas da janela de exibição): https://vimeo.com/174209002

O DIRETOR

CLÁUDIO MANOEL DUARTE (de Souza) é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (1990) e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2003), na Linha de Pesquisa em Cibercultura. Atualmente é professor do Curso de Cinema e Audiovisual e do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi membro do Conselho Curador da Fundação Hansen Bahia. Foi conselheiro-titular do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia. É lider do Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios – LinkLivre (CNPQ/UFRB). Integra o grupo artístico Coletivo Xaréu, de arte eletrônica. Fundador (1998) e produtor cultural do Pragatecno (coletivo de djs). Desde 2000, organiza a coletânea SomBinário (uma cartografia de música eletrônica do norte e nordeste do Brasil. Foi professor convidado na Universidade de Bayreuth (Alemanha), no Instituto de Estudos Africanos. Foi chefe do Núcleo de Gestão de Cultura, Comunicação e Divulgação da Proext-UFRB e coordenador do Núcleo de Cultura e Universidade da Proext-UFRB. Doutorando no Poscult/UFBA – Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, na Linha de Pesquisa Cultura e Arte.  É um dos organizadores dos festivais internacionais Digitália (Salvador, Bahia) e Paisagem Sonora (Cachoeira, Bahia). Foi organizador dos ebooks Linklivre_Ebook1 e Pragatecno Ebook, sobre arte, comunicação e tecnologias. É autor de vários vídeos, desde os anos 90, todos disponíveis em Vimeo e Youtube, que vão de videopoemas a documentários de curta, média e longa-duração.

 

A DESIGNER DE MODA

CAROL BARRETO é designer de moda, elabora produtos e imagens de moda a partir de reflexões sobre as relações étnico-raciais e de gênero. Docente do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia, Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM – UFBA,  Doutoranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – IHAC – UFBA; Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade – UEFS; seus trabalhos acadêmicos e práticos como artista, pesquisadora e designer estão intrinsecamente ligados e voltados para a construção de representações que empreendam uma comunicação mais consciente a ser atrelada ao consumo de moda. Nessa caminhada entre passarelas, desfilou coleções em eventos de moda em Salvador – BA, Recife – PE e Fortaleza – CE, importantes capitais do Nordeste do Brasil e foi premiada em duas ocasiões. Em 2013 foi convidada a representar o Brasil na Dakar Fashion Week, no Senegal, evento internacional que reúne criadores de diversas nacionalidades que expressem a diversidade cultural de seu país. No DFB14 apresentou a coleção FLUXUS, cujo desdobramento no ano de2014 se deu com lançamento de exposição de fotografias do editorial de moda e dos looks da coleção, entrevistas a mídias televisivas na Bahia e na mídia impressa nacional e internacional. Nascida em Santo Amaro da Purificação – BA, a estilista viajou em 2015 rumo à capital internacional da moda para apresentar seu trabalho na Black Fashion Week PARIS com o projeto de circulação internacional da coleção VOZES, em fevereiro de 2016 expôs seu trabalho em Toronto junto a 7 designers da Diáspora Africana no evento ‘Water Carry me Go’ sob curadoria de Chinedu Ukabam. E em março de 2016 expõe fotografias e peças da coleção VOZES em Chicago, Illinois, EUA.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

The documentary MODA.DEVIR (das criações de Carol Barreto) – FASHION.DEVIR (about Carol Barreto’s creations) – , directed by Cláudio Manoel Duarte, it has as main focus the ideas of the researcher, designer and Bahia fashion stylist Carol Barreto, (re)thinking the dress as a language that makes sense from the perspective of women, particularly black women – complicating the debate on costumes, appearances, gender, races and ethnic groups; thinking fashion under an activism perspective. Fashion as producer of appearance, which expresses the belongings, differences and social markers. The documentary, recorded in Bahia and Paris (France), has creative commons for free use in education events. Duration 28 minutes, produced in 2016. Cláudio Manoel Duarte, the director, is a Brazilian audiovisual producer of netvideos and teacher at University UFRB (Brazil).

To watch this video with English subtitles, click here (click on CC – choose captions – on the taskbar of the viewing window): https://vimeo.com/174209002